Nosso nome, Reserva Heitor, carrega dois importantes significados. Um deles é uma referência à qualidade além da média atribuída aos cafés produzidos em nossa fazenda; o outro é uma homenagem à nossa terra e legado, materializada com o intenso trabalho de reflorestamento e recuperação do bioma do Cerrado realizado em nossa propriedade.
Antes de ser adquirida em 1994, a fazenda era dedicada à pecuária e não possuía vegetação, apenas pasto para a criação de gado. Já no ano de sua aquisição, o trabalho de recuperação foi iniciado. Reconstituímos o ecossistema do cerrado, incluindo fauna, flora, solo e nascentes. Atualmente, nossa fazenda possui todas suas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal reconstituídas e é referência para projetos do mesmo âmbito em toda região.
Em 2009, iniciamos o projeto “Dia da Árvore” em parceria com a Escola Municipal Gino André Barbosa. Anualmente, recebemos os alunos da escola em nossa fazenda para um dia de aprendizado, experiência e lazer. São realizadas palestras sobre o meio ambiente, passeios pela área de vegetação recuperada com suas nascentes, e finalizamos o dia com o plantio de árvores nativas. Nosso objetivo é conscientizar as crianças da comunidade sobre a importância da preservação dos recursos naturais e contribuir com a formação de cidadãos com uma visão sustentável para o meio ambiente.
Temos como princípio a produção de cafés especiais aliada ao respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas. Para isso, unimos nossa experiência às novas tecnologias na produção de café com foco no desenvolvimento de práticas sustentáveis que valorizem a ética, a comunidade e a preservação dos recursos naturais. Além disso, também promovemos ações de reconhecimento voltadas para os nossos colaboradores, que partem desde a garantia de um ambiente trabalho agradável à qualificação profissional para todos.